Baiaformosa.com.br
Reserve
agora
Destino:
Chegada:
Saída:
0 noites
Nº pessoas:
Informativo
Conheça
 
 

Bonita e entrecortada por aspectos selvagens da natureza, a cidade ainda respira um pouco do ar inexplorado. Situada no litoral sul do Rio Grande do Norte, Baía Formosa fica a 94 km de Natal, a 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE) pela estrada BR-101.

Em Baia Formosa encontra-se a maior reserva de Mata Atlântica ainda preservada do Rio Grande do Norte: a Mata da Estrela com uma área de mais de 2000 hectares. Passeios e visitações são restritos, pois é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, tombada pelo Estado. Na Mata da Estrela, a Lagoa da Coca-Cola é um atrativo à parte, com suas águas escuras que os nativos acreditam ter poderes medicinais e rejuvenescedores.


As belezas naturais são o principal atrativo, e é possível encontrar cerca de 26 km de praias semi-desertas envolvidas por 2.365 hectares de mata atlântica e exuberante manguezal. A Mata da Estrela, reserva de mata atlântica nativa a beira-mar, com lagoas, trilhas, fauna e flora exuberantes são atrativos que não podem deixar de ser visitados. A Lagoa Araraquara é também chamada de Lagoa da Coca-Cola graças as suas águas de cor escura, fruto da pigmentação das raízes das árvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro.

A cidade localiza-se às margens de uma baía onde aparecem golfinhos diariamente. O pôr-do-sol no porto da cidade tem um visual indescritível. Não perca o final de tarde no porto, assistindo aos barcos chegando do mar e relaxando ao sabor das ondas do mar.

O nome Baía Formosa vem da única baía do litoral do RN, que ao ser encontrada pelos colonizadores portugueses a frase:


"Ó, que baía formosa!" teria sido exclamada.

Exibir mapa ampliado




As ondas da região são consideradas muito boas e a "tribo do surf" da cidade é respeitada nos circuitos amadores e profissionais de surf de todo o país. Ao longo dos 26 km de orla marítima, tem-se três rios mais expressivos: o Rio Guaju, na divisa com a Paraíba , o Rio Sagi e o Rio Cunhaú. Dentre as mais belas praias tem-se a Praia dos Olhos D'Água, que ganhou esse nome devido às nascentes de água doce que afloram na areia. Ela é totalmente deserta, com um leve e permanente marulho, fazendo uma escala musical só sua. A Praia do Coqueiral, com o Morro da Cotia, e a Praia dos Golfinhos, mais próxima do pequeno centro urbano de Baía Formosa.

O município tem apenas duas áreas ocupadas: a cidade de Baía Formosa, que é sua sede municipal, e a localidade de Sagi, onde há bancos de areia monazítica, muito caranguejo, muito peixe e uma reserva do Peixe-Boi. Além, é claro, de tudo o que pode ser encontrado nos longos manguezais totalmente preservados.

Conheça Baia Formosa
Bonita e entrecortada por aspectos selvagens da natureza, a cidade ainda respira um pouco do ar inexplorado.
Como Chegar
Existem duas formas de se chegar até Baia Formosa, pela estrada (BR) ou pelo litoral
Praias de BF
Baía Formosa tem 26 km de praias quase desertas, com mar transparente, azul e verde claros.
Fotos
Fotos de Baia Formosa. Suas praias, o surf, a vila de pescadores...
Vídeos de BF
Confira os Vídeos da Baia Formosa